terça-feira, 30 de março de 2010

Capítulo I
-A História da Criação Ojibway

Boo-zhoo‘(Olá), meu nome é Mishomis. Eu sou um índio Ojibway. Eu vivo aqui na minha cabana às margens arborizadas de Madeline Island. Madeline Island é no Lago Superior, e faz parte de um grupo de ilhas agora chamado de Ilhas Apóstolo. Não é muito longe da cidade de Ashland, Wisconsin.

Muitos anos atrás, ancestrais meus Ojibway migraram para esta área de sua pátria original na costa leste da América do Norte. Agora os Ojibway e suas ramificações se espalham desde a costa atlântica, ao longo do rio São Lourenço, e em toda a região dos Grandes Lagos sobre este país.

Madeline Island foi o último local de paragem na grande migração. Aqui, o Tambor de Água do tradicional Midewiwin Lodge soou sua voz alta e clara. Sua voz viajou muito sobre a água e através das florestas. A sua voz chamou a muitos bandos da nação Ojibway.
Foi há muitos anos desde que o Tambor de Água fez soar a sua voz aqui. Este Tambor de Água que eu tenho ao meu lado me foi transmitido pelos meus avós. Estou preparando este lugar para ser um lugar de renascimento de formas tradicionais indígenas. Estou me preparando para que eu possa lembrar os ensinamentos de meus avós. Gostaria de dar esses ensinamentos para vocês. Eu acredito que juntos, possamos começar a viagem de volta para encontrar o que muitos do nosso povo deixaram pelo caminho. Esta será uma jornada para descobrir um modo de vida que é centrado no respeito por todas as coisas vivas. Será uma viagem para encontrar o centro de nós mesmos para que possamos conhecer a paz que vem de viver em harmonia com o poder do Universo.
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Eu não acredito que tenha que me isolar na memória do passado. Eu acredito que com os ensinamentos do passado, possamos melhor nos preparar para as incertezas do amanhã.
Espero que vocês usem estas palavras que eu apresento agora de uma boa forma. Usem-nas para ensinar a seus filhos sobre a forma de como a vida dos nativos deste país se desenvolveu. Usem-nas para redirecionar sua vida com os princípios de viver em harmonia com o mundo natural.
Gostaria de lhes contar como o homem foi criado na Terra. Este ensinamento foi transmitido de boca em boca, de geração em geração pelos meus antepassados. Às vezes os detalhes de ensinamentos como este foram gravadas em pergaminhos de bétula. (Wee-GWAS). Tenho a sorte de ser o detentor de vários destes pergaminhos.
Eles vão me ajudar a lembrar de alguns detalhes do que eu lhes apresento agora.
Quando Ahki "(a Terra) era jovem, foi dito que a Terra tinha uma família. Nee-ba-gee'-sis (a lua) é chamada de avó, e Gee'-sis (o Sol) é chamado Granfather. O criador desta família é “Gi'-tchie Ma-i-to” (Grande Espírito ou Criador).
Se diz que a Terra é uma mulher. Desta forma, entende-se que a mulher precede ao homem na Terra. Ela é chamada de Mãe Terra, pois dela vêm todas as coisas vivas. A água é o sangue da vida. Ela flui através dela, alimenta-a, e purifica-a.
Na superfície da Terra, tudo é baseado nas Quatro Direções Sagradas - Norte, Sul, Leste e Oeste. Cada uma destas direções contribui com uma parte vital do Todo da Terra. Cada uma tem capacidades físicas e poderes espirituais, assim como acontece em todas as coisas.
Quando era jovem, a Terra estava cheia de beleza.
O Criador enviou seus cantores em forma de aves para a Terra para transportar as sementes da vida para todas as Quatro Direções. Desta forma, a vida foi espalhada em toda a Terra. Na Terra o Criador deu vida ao mundo das plantas e dos insetos. Ele colocou os alados, os rastejantes, os quatro patas na terra. Todas estas partes da vida viviam em harmonia umas com as outras.
Em seguida, Gitchie Manito, pegou quatro partes da Mãe Terra e deu seu sopro a elas através de um búzio sagrado. Da união dos Quatro Elementos Sagrados e seu Sopro, o homem foi criado.
Diz-se que Gitchie Manito, então, baixou o homem à terra, e assim, o homem foi a última forma de vida para ser colocado sobre a Ela.
Deste Homem Original nasceu a língua Ojibway. Se você quebrar a palavra Anishinabe, isso é o que significa:ANI – De onde Nishina- foi baixado ABE – o macho (o masculino) das espécies

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Este homem foi criado à imagem de Gitchie Manito. Ele era parte da Mãe Terra. Ele morava em fraternidade com tudo que havia em torno dele.
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Todas as tribos vêm deste homem original. Os Ojibway são uma tribo por causa da maneira de como eles falam. Acreditamos que são nee-kon'-nis-ug '(irmãos) de todas as tribos. Estamos separados apenas por nossa língua ou idioma.
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Hoje os Ojibways prezam os Búzios como uma Concha Sagrada, pois foi através deles que o Criador deu o seu sopro. O Búzio Sagrado apareceu para os Ojibway durante toda a sua história para lhes mostrar o caminho que o Criador queria que eles seguissem. Alguns índios Ojibway usam um búzio para lembrar a origem do homem e da história de seu povo.
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Há poucas pessoas em cada uma das tribos que sobreviveram e que mantiveram os seus ensinamentos, linguagem e cerimônias religiosas vivos. Embora as tradições possam variar de tribo para tribo, há um fio comum que permeia todas elas. Esse fio condutor comum representa uma seqüência de vidas que se remota ao Homem Original.
Hoje, precisamos usar esse parentesco de todos os povos indígenas para dar a força necessária para mantermos nossas tradições vivas. Nenhum caminho é melhor que o outro. Ouvi vários avós dizerem que existem muitos caminhos para o Alto. Nós precisamos nos apoiar uns aos outros, respeitando e honrando as “muitas estradas" de todas as tribos. Os ensinamentos de uma tribo irá lançar luz sobre os de outra.
É importante que saibamos a nossa língua nativa, os nossos ensinamentos e nossas cerimônias de modo que sejamos capazes de passar esta forma sagrada de vida para as nossas crianças e continuar o fio da vida da qual somos uma parte viva.
Mi-gwetch '(obrigado)!

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